GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-DRE’03
COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME CAMPOS-CAMPO DO BRITO
PROJETO VAMOS BUSCAR A SAÚDE?
COORDENAÇÃO: ProfªHeliana Meireles dos Santos Brito
ProfªJoilda Medeiros Conceição
Professores engajados: Professores do Ensino Fundamental e Médio
Público alvo: alunos do Ensino Fundamental, EJAEF e EJAEM
Campo do Brito, março de 2012
APRESENTAÇÃO
Falar em saúde é o mesmo que falar em vida.
Existem dois tipos de saúde, mental e física; as duas possuem sua importância. A física para sustentação do nosso corpo e a mental para termos forças suficiente para enfrentar os obstáculos. Para tanto, devemos fazer exercícios físicos diariamente,ir ao médico pelo menos uma vez ao mês para ver como está nossa saúde,ter uma alimentação saudável. Atitudes como essas contribuem para que tenhamos uma saúde física e mental.
É pensando nessas premissas que pretendemos desenvolver um projeto voltado para questões relacionadas à nutrição e saúde. Este projeto será constituído de atividades que levem os alunos a refletirem sobre a importância de termos uma alimentação e hábitos de vida saudáveis para mantermos uma boa saúde.
O mencionado projeto será desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, envolvendo também os professores no Colégio Estadual Guilherme Campos, durante todo o mês de março e será intitulado “Vamos buscar a saúde?”.
Durante esse trabalho tentaremos desenvolver atividades relacionadas a saúde física e mental, dentre elas: hábitos de higiene, importância da atividade física para a manutenção da saúde, alimentação saudável, entre outros.
Entre as estratégias para abordar os temas lançaremos mão de pesquisas, atividades lúdicas, palestras e lançamento de vários desafios que permearão todo o projeto.
Com esse projeto pretendemos sensibilizar alunos e professores da importância de termos uma alimentação saudável para mantermos a nossa saúde.
JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado para discutirmos e formarmos valores relacionados a vários temas. Sendo assim, possibilita o desenvolvimento da cidadania,além de alfabetizar e repassar informações dá ao educando condições de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Cabendo a escola, introduzir e firmar hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.
Partindo de constatações como essas, pretendemos desenvolver um projeto que envolva o tema saúde e nutrição.
O mencionado projeto enfatizará a saúde mental e física, visto que são temas que oferecem preocupação mundial, devido a grande quantidade de pessoas obesas, depressivas, desnutritas, pelo simples fato de não saberem ter uma alimentação saudável ou mesmo não terem ideia de como podem ter hábitos que nos levem a manter uma boa saúde.
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar uma sensibilização acerca da importância da alimentação saudável e dos hábitos de higiene para a manutenção da saúde.
OBEJTIVOS ESPECÍFICOS:
- Chamar a atenção dos alunos sobre a importância da alimentação saudável;
- Proporcionar momentos de leitura e escrita de forma significativa e contextualizada;
- Possibilitar o trabalho com os diversos tipos de texto;
- Formar hábitos de higiene nos alunos;
- Argumentar sobre o tema saúde e nutrição;
- Promover discussões envolvendo aspectos importantes da saúde;
- Identificar doenças causadas pela falta de higiene;
- Diferenciar os diversos tipos de higiene
METODOLOGIA
- Confecção de cartazes;
- Produção de mural informativo;
- Construção do cantinho da higiene;
- Pesquisa;
- Produção de texto;
- Caça-palavras;
- Palavras cruzadas;
- Produção de texto;
- Produção de propaganda;
- Construção de texto informativo;
- Palestras;
- Dramatização;
- Observação e estudo de embalagens de produtos alimentícios;
- Demonstração de escovação de dente;
- Exibição de filme sobre o tema;
- Produção de jornal
AVALIAÇÃO
A avaliação no presente projeto será desenvolvida de forma processual e contínua, tendo como instrumentos os textos produzidos pelos alunos, a oralidade apresentada, as discussões realizadas, atividades de leitura, entre outros instrumentos escritos e orais.